Em 1996, Marcia Gaia inaugura o Centro de Danças Ancestrais Gaia na Barra da Tijuca, uma das primeiras academias de dança no Rio de Janeiro totalmente dedicada às danças étnicas. Com uma equipe de professores de alta qualidade para as aulas de Dança do Ventre, Afro, Flamenca, Indiana, Cigana, Sapateado, Danças de Salão, além de Yoga, Tai-chi e Alongamento.
O objetivo deste trabalho é ampliar o público que pratica dança, trazendo para suas aulas pessoas de várias idades e tipos físicos. É um exercício físico prazeroso, e uma arte que incentiva o conhecimento e o estudo de outras culturas. As danças étnicas são um exercício físico, emocional e espiritual.
Nestes anos de funcionamento da academia, é motivo de alegria observar o nascimento de amizades entre pessoas que aqui se encontram dançando. São turmas pequenas, propiciando maior atenção ao aluno e entrosamento no grupo.
Em agosto de 2000 abre a filial do Centro de Danças Ancestrais Gaia em Ipanema/RJ, encerrando suas atividades em dezembro de 2003. As aulas de Dança do Ventre, Cigana e Espanhola com Marcia Gaia em Ipanema continuaram no Estúdio Bailad, em parceria com Maria Thereza Canário, atualmente transferiu-se para o Espaço do Alongamento na Rua Visconde de Pirajá 207, sala 207.
No ano de 2015 o Centro de Danças Ancestrais Gaia comemora 19 anos de funcionamento na Barra da Tijuca, com modificações no seu quadro de profissionais. Agradecendo a todos os profissionais que contribuíram para seu sucesso, a todos os amigos e colaboradores e, principalmente, a todos os alunos e ex-alunos que ajudaram a construir esta história repleta de êxito e realizações.