Dança do Ventre

  • 1990

    Inicia a dança do ventre com a pioneira no ensino desta dança no Rio de Janeiro, a paulista Haiát, participando de uma de suas primeiras turmas.

  • Sobre

    Aliando seu conhecimento de ballet clássico e de dança oriental com a experiência das aulas, desenvolveu seu próprio método de ensino da dança do ventre, trabalhando com nível iniciante, intermediário e avançado. Seu trabalho une a experiência do ballet na preparação do corpo, com a beleza e espontaneidade dos movimentos orientais.

  • Sobre

    Formou o Grupo Gaia de Dança do Ventre e Folclore Árabe com o qual se apresenta divulgando esta arte. Participam de festas, shows em clubes, condomínios, shoppings, feiras esotéricas e eventos culturais no Rio de Janeiro e fora da cidade. O Grupo Gaia também participa de festivais de dança e concursos, contando já com 54 prêmios.

  • Sobre

    Em suas aulas jà estiveram as professoras Dandara Hari, Angélica Jardim, Kátia Frigga, Salomé Hanan, Sheyla Saad, Bianca Gama, Gisele Viana,  Myrian Jehane, Ingrid Guimarães e Samah Halim, dentre outras. Nestes anos de ensino viu algumas de suas alunas tornarem-se profissionais, tais como Fernanda Sabino, Cristina Leite, Luciana Secron, Carla Teixeira,  Aline Vilela, Paula Bolais, Pamela Emil,  Monica Nicolich, dentre outras.

  • 1991

    Passa a integrar seu grupo de dança o AL-TARIK.

  • 1994

    Com a viagem de Haiát, começa a dar aulas de dança do ventre na Escola de Dança Moderna do Rio de Janeiro, onde o grupo mantém seus ensaios. Em agosto de 1994, o grupo se apresenta no Teatro 2 do Sesc da Tijuca, sob sua coordenação, no espetáculo El Raks-El Shark, com coreografias suas e de Haiát.

  • 1994

    Em 1994 viajou ao Egito e Turquia, com suas diferenças de estilo na dança oriental, músicas e até nos trajes. Em 1994 visitou Israel e a Palestina, chegando até a Grécia, onde tem um estilo próprio de dança oriental.

  • 1995

    Em 1995 e 1997 participa de quatro workshops realizados no Rio de Janeiro pela professora palestina Shahrazad, pioneira no ensino da dança do ventre em São Paulo. ◦ Participa do workshop da professora Samira no Rio de Janeiro, dedicado aos snujs.

  • 1996

    Participa o workshop do derbakista libanês Saad El Bahssa, dedicado aos snujs. ◦ Aprofunda-se no estudo de dança do ventre e, desde então, está sempre se atualizando com os grandes mestres desta arte: SP - Dança Oriental com a bailarina libanesa Amani. ◦  Com o objetivo de conhecer mais sobre a música árabe, participou em 1996 em São Paulo do workshop para bailarinas do músico egípcio Hossam Ramzy. ◦  Prepara o grupo infantil do Colégio Veiga de Almeida em sua festa de final de ano.

  • 1997

    Em São Paulo, aprofunda seus conhecimentos em Dança Folclórica libanesa com o bailarino do grupo Caracalla, Ghassan Fadlallah. ◦ Com a participação de suas alunas, Marcia Gaia dirigiu e coreografou o espetáculo Maktub no Teatro dos Grandes Atores, inteiramente dedicado a dança do ventre e folclore árabe.  ◦  Prepara o grupo infantil para Gincana Cultural do Colégio Anglo-Americano.

  • 1998

    Em São Paulo, aprofunda seus conhecimentos em Danças Folclóricas do Egito com o bailarino Shokry Mohamed e Dança Oriental com a bailarina Samara e o derbakista Setrak Sarkissian. ◦ Com a participação de suas alunas, Marcia Gaia dirigiu e coreografou o espetáculo Maktub no Teatro dos Grandes Atores, inteiramente dedicado a dança do ventre e folclore árabe.

  • 1999

    Em SP, Dança Oriental e Folclórica com o bailarino egípcio Shokry Mohamed, e no RJ em Dança Oriental e Folclórica com o coreógrafo e bailarino libanês, Sami Khoury. ◦ Em SP, aulas e workshops com bailarinas brasileiras: dança do ventre com Gisele Bomentre, paulista que dançou no Líbano, dança khaliji e andaluz com Gisele Bomentre e dança do ventre com Fádua Chuffi, participação do músico Sami Khoury.

  • 1999

    No RJ: dança do ventre com Nájua, paulista que dançou nos Emirados Árabes e dança do ventre com Nájua, com participação do músico Haissan Durghalli. ◦  Com a participação de suas alunas, Marcia Gaia dirigiu e coreografou o espetáculo Qadisha no Teatro dos Grandes Atores, inteiramente dedicado a dança do ventre e folclore árabe.

  • 2000

    No RJ, aprofunda seus conhecimentos em Dança Oriental com a mestra egípcia Raqia Hassan. ◦ Aulas e workshops com bailarinas brasileiras: dança do ventre com Nájua, dança khaliji e snujs com Nájua, dança do ventre com Soraia Zaied, dançando no Egito, dança do ventre com Fádua Chuffi e dança do ventre com Fátima Fontes.

  • 2000

    Com a participação de suas alunas, Marcia Gaia dirigiu e coreografou o espetáculo Qadisha no Teatro dos Grandes Atores, inteiramente dedicado a dança do ventre e folclore árabe.  ◦  Show com música ao vivo, onde além de se apresentar sólo, as alunas participam desenvolvendo a improvisação, com o derbakista Alexandre Amim no Teatro dos Grandes Atores.

  • 2001

    Em São Paulo, aprofunda seus conhecimentos em Danças Folclóricas da Turquia com o professor  e bailarino turco Ahmet Luleci e Dança Oriental com a professora e bailarina Tamalyn Dallal. ◦  No RJ, aulas e workshops com bailarinas brasileiras: snujs e sólo de darbak com Samira Samia e dança do ventre com Yasmin Namú. ◦ Em janeiro, participou da oficina de ritmos árabes do músico Sami Khouri no Rio de Janeiro.

  • 2001

    Com a participação de suas alunas, Marcia Gaia dirigiu e coreografou o espetáculo Baraka, com a presença de Carla Díaz (a Khadija da novela o Clone), inteiramente dedicado a dança do ventre e folclore árabe.  ◦  Show com o cantor Adib Name e as bailarinas Radisa e Amanda  em Nova Iguaçu.  ◦  Espaço Arpoador com Shahar(KK/SP), Banda Laialina/SP, produção Cia.Yahliw.

  • 2001

    Em maio de 2001 é procurada pela atriz Carla Diaz, a Khadija da novela O Clone, para desenvolver sua preparação em dança do ventre, dando aulas e orientações durante toda a novela.

  • 2002

    Em 2002 é convidada pela coreógrafa responsável da novela O Clone, Cláudia Cenci, a participar de diversas gravações com seu grupo de dança. Foram 7 participações, levando 20 bailarinas de seu grupo e um sólo seu. Do elenco da novela também deu aulas para Adressa Koetz, e ambas participaram do show Baraka no Teatro Ipanema.

  • 2002

    Em São Paulo, aprofunda seus conhecimentos em Danças Folclóricas do Egito com a bailarina Sahra Saeeda. ◦ Em RJ, aulas e workshops com bailarinas brasileiras: dança do ventre com Alessandra Fortes e folclore árabe e dança do ventre com Soraia Zaied.  ◦  Com a participação de suas alunas, Marcia Gaia dirigiu e coreografou o espetáculo Baraka, com a presença de Carla Díaz (a Khadija da novela o Clone), inteiramente dedicado a dança do ventre e folclore árabe.

  • 2002 e 2006

    Em 2002 foi à Tunísia, e em 2006 ao Marrocos, conhecendo a diversidade de danças  do folclore de cada região.

  • 2002

    Show com música ao vivo, onde além de se apresentar sólo, as alunas participam desenvolvendo a improvisação, com os músicos Sami Khouri (voz e alaúde) e William (darbak), no Teatro Suassuna. ◦ Noite Daszarabias com Sara Caldas, Rana e Dunia (KK/SP), produção Chris Ribeiro.

  • 2003

    Em SP, aprofunda seus conhecimentos participando da 1ª Conferência Internacional Luxor - Tony Mouzayek de Dança do Ventre, dança do ventre com a bailarina Saida e ritmos árabes com o maestro Mário Kirlis, dança do ventre com o mestre egípcio Yousry Sharif e dança do ventre com o grande mestre da arte oriental, o egípcio Mahmoud Reda.

  • 2003

    carlaO trabalho de dança com a atriz Carla Diaz continuou, se apresentando juntas em vários eventos como Mabruk 2003, Villa-Riso, Noite Árabe no Arouca Barra Clube e até no aniversário de 15 anos dela no Clube Riviera.

  • 2003

    Em 2003 é convidada a se apresentar na Noite de Gala do 1º Festival Internacional de Dança do Ventre do Rio de Janeiro, o Mabruk, produzido por Débora Gross, ao lado de Gisele Bomentre, Nájua e Joelma/SP, Sarat e Daniel da Argentina, Maja dos EUA e outras bailarinas. Nesta noite recebe homenagens como uma das pioneiras no ensino e divulgação desta arte no Rio de Janeiro, bem como tem seu trabalho divulgado e reconhecido internacionalmente.  ◦  Juri do Concurso Mercado Persa/RJ.

  • 2003

    Em SP, aulas e workshops com bailarinas brasileiras: dabke com Anthar e taksim com Hayat El Helwa da Luxor/SP, e no RJ: dança do ventre (2 véus) com Lulu Sabongi.  ◦  Com a participação de suas alunas, Marcia Gaia dirigiu e coreografou o espetáculo Nour no Teatro Ipanema, inteiramente dedicado a dança do ventre e folclore árabe.  ◦  Show no restaurante Al Sarai com Marcelle e Zur Yazbek(KK/SP), produção Chris Ribeiro.

  • 2003

    4º Festival Internacional Luxor de Dança do Ventre, dança do ventre com a bailarina e coreógrafa americana Jillina, dança do ventre com a bailarina americana Mésmera, dança do ventre com a bailarina Sahra Saeeda, dança do ventre com o bailarino argentino Amir Thaleb e Dança Oriental com a mestra egípcia Farida Fahmy.

  • 2004

    Em SP, aprofunda seus conhecimentos participando da 2ª Conferência Internacional Luxor –Tony Mouzayek de Dança do Ventre, dança do ventre com a bailarina argentina Maiada, Dança Folclórica com o egípcio Magdy El Leisy e Dança Oriental com o mestre egípcio Yousry Sharif. ◦ 5º Festival Internacional Luxor de Dança do Ventre, Dança Oriental com o mestre egípcio Mahmoud Reda, Dança do Ventre com a mestra egípcia Raqia Hassan e Dança Oriental com a egípcia Faten Salama.

  • 2004

    Tendo seu trabalho reconhecido e respeitado, é convidada por Samra Sanches a integrar a banca examinadora da prova de dança do ventre do Sindicato dos Profissionais de Dança do Rio de Janeiro na prova de 2004.  ◦  Juri do Concurso Mercado Persa/RJ.

  • 2004

    No RJ, Dança do ventre com a bailarina argentina Aracely. ◦  Aulas e workshops com bailarinas brasileiras: dança do ventre com Soraia Zaied e gawazee com Kahina.  ◦  Com a participação de suas alunas, Marcia Gaia dirigiu e coreografou o espetáculo Nour no Teatro Ipanema, inteiramente dedicado a dança do ventre e folclore árabe.  ◦  Show com música ao vivo, onde além de se apresentar sólo, as alunas participam desenvolvendo a improvisação, com Tony Mouzayek e a Banda Oriente no Arouca Barra Clube.

  • 2005

    Em SP, Workshop da Casa de Chá Khan el Khalili com a egípcia Randa Kamel. ◦ 3ª Conferência Internacional Luxor de Dança do Ventre, Dança Oriental com a bailarina egípcia Dina e Dança Oriental com o egípcio Ashraf Hassan. ◦ 6º Festival Internacional Luxor de Dança do Ventre, dança do ventre com a bailarina argentina Saida e o maestro Mário Kirlis, Dança Oriental com a mestra egípcia Raqia Hassan, Dança Oriental com o mestre egípcio Yousry Sharif. Neste Festival Marcia Gaia se apresentou na Noite da Conquista, tendo os mestres acima na banca, e obtendo deles o Cestificado de Reconhecimento de sua Arte.

  • 2005

    No Mabruk 2005, se apresenta na Noite de Gala em sólo e grupo, ao lado da bailarina libanesa Amani, Maja dos EUA, Romina, Aracely e Samir da Argentina, Joelma e Mahaila de São Paulo, Themis e Jade de Brasília e outros grupos do Rio de Janeiro.

  • 2005

    No RJ, 3º Festival Internacional de Dança do Ventre Mabruk, Dança Oriental com a bailarina libanesa Amani, dança do ventre com a bailarina argentina Aracely e dança do ventre com o bailarino argentino Samir Abud. ◦ Em SP, aulas e workshops com bailarinas brasileiras: dança do ventre Hayat El Helwa e no RJ, dança gawazee e baladi com Lulu Sabongi.

  • 2005

    Com a participação de suas alunas, Marcia Gaia dirigiu e coreografou o espetáculo Nour no Teatro Ipanema,  e o Inana, Ísis,Ishtar no Teatro dos Grandes Atores do Shopping Barra Square, inteiramente dedicado a dança do ventre e folclore árabe. ◦ Piano Bar do Clube Sírio e Libanês, produção Débora Gross, com Carlla Silveira e outras.  ◦  Juri do Concurso Lúmina-Qamare.

  • 2006

    Em SP, 7º Festival Internacional Luxor de Dança do Ventre, Dança Oriental com a bailarina egípcia Randa Kamel, dança do ventre com a americana Jillina e dança do ventre com a bailarina argentina Saida.  ◦  Em SP, aulas e workshops com bailarinas brasileiras: dança do ventre com Ísis e Luna El Helwa da Luxor/SP.  ◦  Show com música ao vivo, onde além de se apresentar sólo, as alunas participam desenvolvendo a improvisação, com Tony Mouzayek e a Banda Oriente no Salão Nobre do Clube Sírio e Libanês.

  • 2006

    Piano Bar do Clube Sírio e Libanês, produção Yasmim Anukti com várias bailarinas. ◦  Show Final do 1º Congresso de Dança do Ventre do RJ, produção Elka Rodrigues.  ◦  Juri do Concurso Festival Shaira Syaad e Lúmina-Qamar.

  • 2007

    No RJ, Dança do ventre com a bailarina italiana Maryem. ◦ Em SP, 8º Festival Internacional Luxor de Dança do Ventre, Dança Oriental com a bailarina egípcia Randa Kamel  e dança do ventre com a argentina Saida. ◦  Em SP, aulas e workshops com bailarinas brasileiras: dança do ventre com Lulu Sabongi, mestra da Casa de Chá Khan el Khalili/SP e dança do ventre com Carlla Silveira. E no RJ, dança do ventre com Claudia Cenci, coreógrafa da novela "O Clone", e dança do ventre com Alessandra Fortes.

  • 2007 e 2008

    Ministra workshops no Centro de Danças Ancestrais Gaia e em vários outros locais. Em 2007 e 2008 participa como professora do Curso Livre de Aperfeiçoamento Profissional em Dança do Ventre, produzido por Cristiane Pimenta. É professora das diversas edições do Congresso de Dança do Ventre do Rio de Janeiro, produzido por Elka Rodrigues; e já deu oficinas em diversos estúdios.

  • 2008

    Em SP, 6ª Conferência Internacional das Escolas Luxor, Dança Oriental com o mestre egípcio Yousry Sharif, dança do ventre com a canadense Aziza e dança do ventre com o argentino Amir Thaleb. ◦ 9º Festival Internacional das Escolas Luxor, Dança Oriental com a egípcia Raqia Hassan e dança do ventre com a espanhola Samara. ◦ No RJ, Encontro Internacional Bele Fusco, dança do ventre com a bailarina Amar Gamal e dança tribal com a bailarina Kaeshi Chai. ◦ Dança Baladi com o egípcio Gamal Seif. ◦ Folclore Libanês com Gaby Shiba- beduíno. ◦ Folclore Libanês com Gaby Shiba- dabke.

  • 2008

    Durante o ano de 2008 é convidada pelo jornalista Edézio Paz a apresentar o programa Rio Oriente sobre dança do ventre na Rádio JD, do Jornal da Dança na internet, juntamente com Samra Sanches.

  • 2008

    No RJ, aulas e workshops com bailarinas brasileiras: dança do ventre com Adriana Bele Fusco e dança do ventre com Jade El Jabel.  ◦  Show com música ao vivo, onde além de se apresentar sólo, as alunas participam desenvolvendo a improvisação, com Sami Bordokan Khouri(voz e alaúde), Wiliam(darbak) e Cláudio Kairouz (Kanun) e Alfa.  ◦  Show produzido por Christiano Markes no Tijuca Tênis Clube com várias bailarinas. ◦  Show Raízes, produção Cristiane Pimenta no Grajaú Country Clube.

  • 2009

    Em SP, 7ª Conferência Internacional das Escolas Luxor, Dança Oriental com a bailarina egípcia Noa Salam e  dança do ventre com a argentina Angeles. ◦ 10º Festival Internacional das Escolas Luxor, Dança Oriental com o mestre egípcio Yousry Sharif, Dança Oriental com a bailarina egípcia Randa Kamel, dança do ventre com a bailarina americana Jillina e dança fusão com o bailarino Amir Thaleb. ◦  Em SP, aulas e workshops com bailarinas brasileiras: dança do ventre com Amara Sadeeh da Luxor/SP.

  • 2009

    Em 2009 recebe o coreógrafo e bailarino libanês Gaby Shiba para workshops na academia,  e com ele se apresenta em vários festivais. Oportunidade de dançar coreografias originais de Gaby Shiba inclusive com seus figurinos, nos estilos beduíno e andaluz.

  • 2009

    Em 2009 fez uma grande viagem conhecendo Dubai e a Jordânia, com sua forte população beduína, além da Síria e Líbano, com sua riqueza cultural e musical. Oportunidades de conhecer a cultura e história destes lugares, bem como assistir a genuína dança oriental e folclórica, enriquecendo ainda mais o seu trabalho.

  • 2009

    Com a participação de suas alunas, Marcia Gaia dirigiu e coreografou o espetáculo Arábia, inteiramente dedicado a dança do ventre e folclore árabe.  ◦  Show com música ao vivo, onde além de se apresentar sólo, as alunas participam desenvolvendo a improvisação, com o tecladista Issa e Christiano Markes no darbak, Condomínio Golden Green. ◦  Show produzido por Christiano Markes e Telassim na Casa do Minho.  ◦  Juri do Concurso Hórus Festival.

  • 2010

    No Cairo/Egito – Festival Aida Nour: Dança Oriental com a mestra Nagwa Fuad, Dança Oriental com a mestra Aida Nour, Dança Oriental com o coreógrafo e bailarino Tito Seif, Dança do Ventre com a bailarina russa Nour e Dança Iskandarani com o mestre Ahmed el Sewassy. ◦ No RJ, Dança Beduína com o egípcio Gamal Seif. ◦ Em SP, 11º Festival Internacional Luxor de Dança do Ventre: Dança Oriental com o mestre egípcio Tito Seif, dança do ventre com a bailarina americana Jillina e Dança Oriental com a mestra egípcia Raqia Hassan.

  • 2010

    Em SP, aulas e workshops com bailarinas brasileiras: dança do ventre com Amara Sadeeh.  ◦  Com a participação de suas alunas, Marcia Gaia dirigiu e coreografou o espetáculo Arábia, inteiramente dedicado a dança do ventre e folclore árabe.   ◦  1º Festival de Dança Oriental  Cláudia Moppe no Tijuca Tênis Clube.  ◦  Juri do Concurso Rio Orient Festival.

  • 2010

    Em junho de 2010 volta ao Egito para o Nile Group Festival onde teve diversas aulas, inclusive com a grande bailarina Nagwa Fuad. Convidada pelo bailarino e coreógrafo libanês Gaby Shiba, dança com ele um número no estilo beduíno e faz um sólo de flamenco/árabe em  seu show. No Egito , assiste aos shows da grande bailarina egípcia  Randa Kamel e da brasileira Soraia Zaied. Esteve também no Festival Ahlan Wa Sahlan, onde assistiu o show de abertura com participação da bailarina egípcia Dina.

  • Programa Mundo Árabe

    Em janeiro de 2011 é convidada a apresentar e atuar como  diretora de conteúdo do Programa Mundo Árabe, produzido e transmitido pela TV Cidade de Petrópolis/RJ. Foram produzidos 36 programas dirigidos às bailarinas, apreciadores da cultura árabe e à colônia árabe; com quadros fixos de língua árabe com Name Hana, culinária e dança, este sob sua responsabilidade.

  • 2011

    Em SP, 12º Festival Internacional Luxor de Dança do Ventre: Dança Oriental com o mestre egípcio Yousry Sharif, dança do ventre com a bailarina americana Virgínia e dança fusão com o bailarino argentino Amir Thaleb. ◦ Em SP, aulas e workshops com bailarinas brasileiras: dança do ventre com Munique Neith.

  • 2011

    Show de Tributo aos meus Mestres, no Teatro Ipanema com coreografias de Mahmoud Reda, Yousry Sharif,  Nagwa Fuad, Tito Seif, Randa Kamel, Amani, Aida Nour, Raqia Hassan, Ahmed el Sewassy, Ashraf Mahdy, Gaby Shiba, Jillina e  Saida.   ◦  Festival Laiele El Shark no Clube América, produção Christiano Markes. ◦  Madrinha do 5º Festival Hórus de Shaira Sayaad no Clube América.  ◦  Juri do Concurso Hórus Festival e Miss Belly Dance.

  • 2012

    No Cairo/Egito- Festival Aida Nour: Dança Oriental com a mestra egípcia Aida Nour, Dança Oriental com a mestra egípcia Lubna Emam, Dança Saidi com o mestre egípcio Tito Seif, Dança Shaabi com a bailarina Camélia, Dança Shaabi com o mestre egípcio Ousama Emam e Dança Saidi com os mestres egípcios Ahmed e Magdy el Sawessy. ◦ Em SP, 13º Festival Internacional Luxor de Dança do Ventre: Dança Baladi com o mestre egípcio Tito Seif, Dança Oriental com o bailarino e coreógrafo Mohamed Shahin e dança do ventre com a bailarina italiana Aziza.

  • 2012

    Em 2012 estabelece uma parceria com Gaby Shiba que volta ao Brasil para dar 1 ano de aulas no Centro de Danças Ancestrais Gaia. Desenvolve um trabalho com os vários estilos do folclore libanês, culminando com o show Do Líbano ao Rio de Janeiro, todo com coreografias de Gaby Shiba. Em abril de 2012 volta ao Egito com seu grupo para o Nile Group Festival, onde teve diversas aulas e se apresentou em sólo com banda ao vivo, e com seu grupo numa coreografia sua.

  • 2012

    No RJ, Mouachahate com o mestre egípcio Gamal Seif e Dança Oriental com Raqia Hassan. ◦ Em SP, aulas e workshops com bailarinas brasileiras: dança do ventre com Amara Sadeeh, e dança do ventre com Jade El Jabel.  ◦  Show com música ao vivo, onde além de se apresentar sólo, as alunas participam desenvolvendo a improvisação, com Tony Mouzayek e a Banda Mouzayek no Arouca Barra Clube.

  • 2012

    Show Do Líbano ao Rio de Janeiro, no Teatro Max Nunes. Show com o Grupo Gaia e as coreografias de folclore do bailarino e coreógrafo libanês Gaby Shiba, tendo como convidadas Jane Freitas, Elka Rodrigues e Radisa Khalif. ◦ Madrinha do Festival Miss Bellydance de Cláudia Moppe na Casa da Vila da Feira.  ◦  Juri do Concurso Rio Orient Festival.  ◦  Grupo Gaia em Dança do Ventre – 2012 no Teatro do América.

  • 2013

    No RJ, Habaib Festival Brasil: Dança Oriental com a mestra egípcia Nelly Fouad, Dança Shaabi com o egípcio Ali Sheerif e Ritmos árabes com Atef. ◦ No Cairo/Egito- Festival Aida Nour: Dança Oriental com o egípcio Kazafy, Dança Shaabi com a bailarina egípcia Camélia, Dança Saidi com os mestres egípcios Ahmed e Magdy el Sewassy e Dança Fallahi com o mestre egípcio Mokhtar Sika.  ◦  Habaib Festival Brasil, produção Khaled Emam no Tijuca Tênis Clube. ◦  Festival Luna Shams, produção Christiano Markes na Casa da Vila da Feira.  ◦  Juri do Concurso Memphis Festival.

  • 2013

    Em junho de 2013 vai mais uma vez ao Nile Group Festival para mais aulas e apresentações. Oportunidade de conhecer o Egito , seu interior, a região da Núbia  e também a cidade de Alexandria, e suas danças folclóricas regionais.

  • 2014

    No RJ, Dança Oriental com Aziza do Cairo e Festival Amaren: Saidi com o egípcio Hamada El Zogby, Solos de Darbak para bailarinas com o derbakista egípcio Bassem Ramadan e Iskandarani com Meleya com o egípcio Ehab Gadalla. ◦ Em SP, Festival Luxor/Randa Kamel de Dança do Ventre: Dança Oriental com a bailarina egípcia Randa Kamel e Dança Oriental com o bailarino egípcio Mohamed Shahin.

  • 2014

    Em Sevilla/Espanha, Amani Oriental Festival: Dança Oriental com a bailarina libanesa Amani, Dança Beduína com o bailarino libanês François Rahme.  ◦  No Cairo/Egito, Festival Ahlan Wa Sahlan: Dança Oriental com Raqia Hassan, Dança Oriental com Aziza do Cairo e Dança Baladi com Nabil Mabrouk.

  • 2014

    No PA, El Fan – Fifi Abdo Festival: Dança Oriental com a grande bailarina egípcia Fifi Abdo e Dança Oriental com Asi Haskal. ◦ Em SP, aulas e workshops com bailarinas brasileiras: dança do ventre com Amara Sadeeh.  ◦  Festival Amaren, produção Khaled Emam na Casa de Espanha. ◦  Festival Memphis, produção Samra Sanches, Salomé e Nair. ◦ 15º FIEL – Festival Internacional das Escolas Luxor: Dança Oriental com o mestre egípcio Yousry Sharif e Dança Oriental com o mestre egípcio Tito Seif.

  • 2014

    Em junho de 2014 participa do Amani Oriental Festival que pela primeira vez acontece na Espanha, oportunidade de conhecer mais o estilo libanês. Dançou no show com o Grupo Gaia uma coreografia sua e outra de Gaby Shiba no Teatro do Conservatório de Dança de Sevilla. Em 2014 volta ao Festival Ahlan Wa Sahlan no Cairo/Egito, onde tem diversas aulas e se apresenta com a banda num improviso de baladi com solo tabla.

  • 2015

    Encontro do Folclore Libanês/mestre Gaby Shiba e do Folclore Egípcio/mestre Ibrahim Abd Elmaksoud – Marcia Gaia e Grupo Gaia  com participação de Claudia Moppe e Jane Freitas.

  • 2015

    Dança Núbia com o mestre egípcio Ibrahim Abd Elmaksoud ◦ Dança Saidi com o mestre Ibrahim Abd Elmaksoud ◦ Dança Oriental Clássica estilo Samia Gamal com Ibrahim Abd Elmaksoud ◦ Dança Awaelen com o egípcio Ibrahim Abd Elmaksoud ◦ Gawazee com o egípcio Ibrahim Abd Elmaksoud

img-ventre

Em 1990, inicia a dança do ventre com a pioneira no ensino desta dança no Rio de Janeiro, a paulista Haiát, participando de uma de suas primeiras turmas, tendo como colegas Regina Ferrari, Semiramis, Shadia, Yasmin Anukti, Luciana Midlej, Lolo, Salomé e outras. Em 1991 passa a integrar seu grupo de dança o AL-TARIK.

Em 1994, com a viagem de Haiát, começa a dar aulas de dança do ventre na Escola de Dança Moderna do Rio de Janeiro, onde o grupo mantém seus ensaios. Em agosto de 1994, o grupo se apresenta no Teatro 2 do Sesc da Tijuca, no espetáculo El Raks-El Shark, com coreografias suas e de Haiát.

Em 1995 e 1997 participa de quatro workshops realizados no Rio de Janeiro pela professora palestina Shahrazad, pioneira no ensino da dança do ventre em São Paulo.

Em 1995, participa do workshop da professora Samira no Rio de Janeiro, dedicado aos snujs e, em 1996 do workshop do derbakista libanês Saad El Bahssa sobre o mesmo tema.

A partir de 1996 aprofunda-se no estudo de dança do ventre e,  desde então,  está sempre se atualizando com os grandes mestres desta arte:

  • 1996/SP – Dança Oriental com a bailarina libanesa Amani,
  • 1997/SP – Dança Folclórica libanesa com o bailarino do grupo Caracalla, Ghassan Fadlallah,
  • 1998/SP – Danças Folclóricas do Egito com o bailarino Shokry Mohamed,
  • 1998/SP – Dança Oriental com a bailarina Samara e o derbakista Setrak Sarkissian,
  • 1999/RJ – Dança Oriental e Folclórica com o coreógrafo e bailarino libanês, Sami Khoury,
  • 1999/SP – Dança Oriental e Folclórica com o bailarino egípcio Shokry Mohamed,
  • 2000/RJ – Dança Oriental com a mestra egípcia Raqia Hassan,
  • 2001/SP – Danças Folclóricas da Turquia com o professor e bailarino turco Ahmet Luleci,
  • 2001/SP – Dança Oriental com a professora e bailarina Tamalyn Dallal,
  • 2002/SP – Danças Folclóricas do Egito com a bailarina Sahra Saeeda,
  • 2003/SP – 1ª Conferência Internacional Luxor – Tony Mouzayek de Dança do Ventre
    – dança do ventre com a bailarina Saida e ritmos árabes com o maestro Mário Kirlis
    – dança do ventre com o mestre egípcio Yousry Sharif
    – dança do ventre com o grande mestre da arte oriental, o egípcio Mahmoud Reda,
  • 2003/SP – 4º Festival Internacional Luxor de Dança do Ventre,
    – dança do ventre com a bailarina e coreógrafa americana Jillina
    – dança do ventre com a bailarina americana Mésmera
    – dança do ventre com a bailarina Sahra Saeeda
    – dança do ventre com o bailarino argentino Amir Thaleb
    – Dança Oriental com a mestra egípcia Farida Fahmy,
  • 2004/SP – 2ª Conferência Internacional Luxor – Tony Mouzayek de Dança do Ventre
    – dança do ventre com a bailarina argentina Maiada
    – Dança Folclórica com o egípcio Magdy El Leisy
    – Dança Oriental com o mestre egípcio Yousry Sharif,
  • 2004/RJ – Dança do ventre com a bailarina argentina Aracely,
  • 2004/SP – 5º Festival Internacional Luxor de Dança do Ventre
    – Dança Oriental com o mestre egípcio Mahmoud Reda
    – Dança do Ventre com a mestra egípcia Raqia Hassan
    – Dança Oriental com a egípcia Faten Salama,
  • 2005/SP – Workshop da Casa de Chá Khan el Khalili com a egípcia Randa Kamel,
  • 2005/SP – 3ª Conferência Internacional Luxor de Dança do Ventre
    – Dança Oriental com a bailarina egípcia Dina
    – Dança Oriental com o egípcio Ashraf Hassan,
  • 2005/SP – 6º Festival Internacional Luxor de Dança do Ventre
    – dança do ventre com a bailarina argentina Saida e o maestro Mário Kirlis
    – Dança Oriental com a mestra egípcia Raqia Hassan
    – Dança Oriental com o mestre egípcio Yousry Sharif
    Neste Festival Marcia Gaia se apresentou na Noite da Conquista, tendo os mestres acima na banca, e obtendo deles o Certificado de Reconhecimento de sua Arte.
  • 2005/RJ – 3º Festival Internacional de Dança do Ventre Mabruk
    – Dança Oriental com a bailarina libanesa Amani
    – dança do ventre com a bailarina argentina Aracely
    – dança do ventre com o bailarino argentino Samir Abud,
  • 2006/SP – 7º Festival Internacional Luxor de Dança do Ventre
    – Dança Oriental com a bailarina egípcia Randa Kamel
    – dança do ventre com a americana Jillina
    – dança do ventre com a bailarina argentina Saida
  • 2007/RJ – dança do ventre com a bailarina italiana Maryem,
  • 2007/SP – 8º Festival Internacional Luxor de Dança do Ventre
    – Dança Oriental com a bailarina egípcia Randa Kamel
    – dança do ventre com a argentina Saida,
  • 2008/SP – 6ª Conferência Internacional das Escolas Luxor
    – Dança Oriental com o mestre egípcio Yousry Sharif
    – dança do ventre com a canadense Aziza
    – dança do ventre com o argentino Amir Thaleb,
  • 2008/RJ – Encontro Internacional Bele Fusco
    – dança do ventre com a bailarina Amar Gamal
    – dança tribal com a bailarina Kaeshi Chai,
  • 2008/RJ – Dança Baladi com o egípcio Gamal Seif,
  • 2008/SP – 9º Festival Internacional das Escolas Luxor
    – Dança Oriental com a egípcia Raqia Hassan
    – dança do ventre com a espanhola Samara
  • 2008/RJ – Folclore Libanês com Gaby Shiba – beduíno,
  • 2008/RJ – Folclore Libanês com Gaby Shiba – dabke,
  •  2009/SP – 7ª Conferência Internacional das Escolas Luxor
    – Dança Oriental com a bailarina egípcia Noa Salam
    – dança do ventre com a argentina Angeles,
  • 2009/RJ – Folclore Libanês com Gaby Shiba – Mouachahate Andalussia,
  •  2009/SP – 10º Festival Internacional das Escolas Luxor
    – Dança Oriental com o mestre egípcio Yousry Sharif
    – Dança Oriental com a bailarina egípcia Randa Kamel
    – dança do ventre com a bailarina americana Jillina
    – dança fusão com o bailarino Amir Thaleb,
  •  2010 – Cairo/Egito – Festival Aida Nour
    – Dança Oriental com a mestra Nagwa Fuad
    – Dança Oriental com a mestra Aida Nour
    – Dança Oriental com o coreógrafo e bailarino Tito Seif
    – Dança do Ventre com a bailarina russa Nour
    – Dança Iskandarani com o mestre Ahmed el Sewassy,
  • 2010/RJ – Dança Beduína com o egípcio Gamal Seif,
  • 2010/SP – 11º Festival Internacional Luxor de Dança do Ventre
    – Dança Oriental com o mestre egípcio Tito Seif
    – dança do ventre com a bailarina americana Jillina
    – Dança Oriental com a mestra egípcia Raqia Hassan,
  • 2011/SP – 12º Festival Internacional Luxor de Dança do Ventre
    – Dança Oriental com o mestre egípcio Yousry Sharif
    – dança do ventre com a bailarina americana Virgínia
    – dança fusão com o bailarino argentino Amir Thaleb,
  • 2012- Cairo/Egito – Festival Aida Nour
    – Dança Oriental com a mestra egípcia Aida Nour
    – Dança Oriental com a mestra egípcia Lubna Emam
    – Dança Saidi com o mestre egípcio Tito Seif
    – Dança Shaabi  com a bailarina Camélia
    – Dança Shaabi com o mestre egípcio Ousama Emam
    – Dança Saidi com os mestres egípcios Ahmed e Magdy el Sawessy,
  • 2012/RJ – Mouachahate com o mestre egípcio Gamal Seif,
  • 2012/SP – 13º Festival Internacional Luxor de Dança do Ventre
    – Dança Baladi com o mestre egípcio Tito Seif
    – Dança Oriental com o bailarino e coreógrafo Mohamed Shahin
    – dança do ventre com a bailarina italiana Aziza,
  • 2012/RJ – Dança Oriental com Raqia Hassan,
  • 2013/RJ – Habaib Festival Brasil
    – Dança Oriental com a mestra egípcia Nelly Fouad
    – Dança Shaabi com o egípcio Ali Sheerif
    – Ritmos árabes com Atef,
  • 2013- Cairo/Egito – Festival Aida Nour
    – Dança Oriental com o egípcio Kazafy
    – Dança Shaabi com a bailarina egípcia Camélia
    – Dança Saidi com os mestres egípcios Ahmed e Magdy el Sewassy
    – Dança Fallahi com o mestre egípcio Mokhtar Sika
  • 2014/RJ – Dança Oriental com Aziza do Cairo
  •  2014/SP – Festival Luxor/Randa Kamel de Dança do Ventre
    – Dança Oriental com a bailarina egípcia Randa Kamel
    – Dança Oriental com o bailarino egípcio Mohamed Shahin
  • 2014- Sevilla/Espanha – Amani Oriental Festival
    – Dança Oriental com a bailarina libanesa Amani
    – Dança Beduína com o bailarino libanês François Rahme
  • 2014- Cairo/Egito – Festival Ahlan Wa Sahlan
    – Dança Oriental com Raqia Hassan
    – Dança Oriental com Aziza do Cairo
    – Dança Baladi com Nabil Mabrouk
  • 2014/RJ – Festival Amaren
    – Saidi com o egípcio Hamada El Zogby
    – Solos de Darbak para bailarinas com o derbakista egípcio Bassem Ramadan
    – Iskandarani com Meleya com o egípcio Ehab Gadalla.
  • 2014/PA  El Fan – Fifi Abdo Festival
    – Dança Oriental com a grande bailarina egípcia Fifi Abdo
    – Dança Oriental com Asi Haskal
  • 2014/SP – 15º FIEL – Festival Internacional das Escolas Luxor
    – Dança Oriental com o mestre egípcio Yousry Sharif
    – Dança Oriental com o mestre egípcio Tito Seif
  • 2015/RJ – Dança Núbia com o mestre egípcio Ibrahim Abd Elmaksoud
  • 2015/RJ – Dança Saidi com o mestre Ibrahim Abd Elmaksoud
  • 2015/RJ – Dança Oriental Clássica estilo Samia Gamal com Ibrahim Abd Elmaksoud
  • 2015/RJ – Dança Awaelen com o egípcio Ibrahim Abd Elmaksoud
  • 2015/RJ – Gawazee com o egípcio Ibrahim Abd Elmaksoud

Também participa de aulas e workshops com bailarinas brasileiras:

  • 1999/SP – dança do ventre com Gisele Bomentre, paulista que dançou no Líbano,
  • 1999/SP – dança khaliji e andaluz com Gisele Bomentre,
  • 1999/SP – dança do ventre com Fádua Chuffi, participação do músico Sami Khoury,
  • 1999/RJ – dança do ventre com Nájua, paulista que dançou nos Emirados Árabes,
  • 1999/RJ – dança do ventre com Nájua, com participação do músico Haissan Durghalli,
  • 2000/RJ – dança do ventre com Nájua,
  • 2000/RJ – dança khaliji e snujs com Nájua,
  • 2000/RJ – dança do ventre com Soraia Zaied, dançando no Egito,
  • 2000/RJ – dança do ventre com Fádua Chuffi,
  • 2000/RJ – dança do ventre com Fátima Fontes,
  • 2001/RJ – snujs e sólo de darbak com Samira Samia,
  • 2001/RJ – dança do ventre com Yasmin Namú,
  • 2002/RJ – dança do ventre com Alessandra Fortes,
  • 2002/RJ – folclore árabe e dança do ventre com Soraia Zaied,
  • 2003/SP – dabke com Anthar,
  • 2003/RJ – dança do ventre (2 véus) com Lulu Sabongi,
  • 2003/SP – taksim com Hayat El Helwa da Luxor/SP,
  • 2004/RJ – dança do ventre com Soraia Zaied,
  • 2004/RJ – gawazee com Kahina,
  • 2005/SP – dança do ventre Hayat El Helwa,
  • 2005/RJ – dança gawazee e baladi com Lulu Sabongi,
  • 2006/SP – dança do ventre com Ísis El Helwa da Luxor/SP,
  • 2006/SP – dança do ventre com Luna El Helwa da Luxor/SP,
  • 2007/RJ – dança do ventre com Claudia Cenci, coreógrafa da novela “O Clone”,
  • 2007/RJ – dança do ventre com Alessandra Fortes,
  • 2007/SP – dança do ventre com Lulu Sabongi, mestra da Casa de Chá Khan el Khalili/SP
  • 2007/SP – dança do ventre com Carlla Silveira,
  • 2008/RJ – dança do ventre com Adriana Bele Fusco,
  • 2008/RJ – dança do ventre com Jade El Jabel,
  • 2009/SP – dança do ventre com Amara Sadeeh da Luxor/SP,
  • 2010/SP – dança do ventre com Amara Sadeeh,
  • 2011/SP – dança do ventre com Munique Neith,
  • 2012/SP – dança do ventre com Amara Sadeeh,
  • 2012/SP – dança do ventre com Jade El Jabel,
  • 2014/SP – dança do ventre com Amara Sadeeh.

Com o objetivo de conhecer mais sobre a música árabe, participou em 1996 em São Paulo do workshop para bailarinas do músico egípcio Hossam Ramzy;  em janeiro de 2001 participou da oficina de ritmos árabes do músico Sami Khouri no Rio de Janeiro; e das aulas do derbakista Haissan no Rio de Janeiro.

Aliando seu conhecimento de ballet clássico e de dança oriental  com a experiência das aulas, desenvolveu seu próprio método de ensino da dança do ventre, trabalhando com nível iniciante, intermediário e avançado. Seu trabalho une a experiência do ballet na preparação do corpo, com a beleza e espontaneidade dos movimentos orientais. Em suas aulas jà estiveram as professoras Dandara Hari, Angélica Jardim, Kátia Frigga, Salomé Hanan, Sheyla Saad, Bianca Gama, Gisele Lazuli,  Myrian Jehane, Ingrid Guimarães e Samah Halim, dentre outras. Nestes anos de ensino viu algumas de suas alunas tornarem-se profissionais, tais como Fernanda Sabino, Cristina Leite, Luciana Secron, Carla Teixeira, Aline Vilela, Paula Bolais, Pamela Emil, Monica Nicolich, dentre outras, sendo a primeira professora de Cris Basimah, hoje trabalhando nos EUA.

Formou o Grupo Gaia de Dança do Ventre e Folclore Árabe com o qual se apresenta divulgando esta arte. Participam de festas, shows em clubes, condomínios, shoppings, feiras esotéricas e eventos culturais no Rio de Janeiro e fora da cidade. O Grupo Gaia também participa de festivais de dança e concursos, contando já com 57 prêmios, sendo 34 de coreografias  de Marcia Gaia nos mais diversos estilos.

Com a participação de suas alunas, Marcia Gaia dirigiu e coreografou sete espetáculos inteiramente dedicados a dança do ventre e folclore árabe:

  • Maktub – 1997 remontado em 1998, no Teatro dos Grandes Atores,
  • Qadisha – 1999 remontado em temporada de 1 mês em 2000, no Teatro dos Grandes Atores,
  • Baraka – 2001 e 2002, com a presença de Carla Díaz (a Khadija da novela o Clone),
  • Nour – 2003 e 2004, com temporada 2005 no Teatro Ipanema,
  • Inana, Ísis, Ishtar – 2005, no Teatro dos Grandes Atores do Shopping Barra Square,
  • Arábia – 2009 remontado em 2010,
  • Grupo Gaia em Dança do Ventre – 2012 no Teatro do América.
Paralelo ao trabalho de coreografias, promove shows com música ao vivo, onde além de se apresentar sólo, as alunas participam desenvolvendo a improvisação:

  • 2000 – com o derbakista Alexandre Amim no Teatro dos Grandes Atores,
  • 2002 – com os músicos Sami Khouri (voz e alaúde) e William (darbak), no Teatro Suassuna,
  • 2004 – com Tony Mouzayek e a Banda Oriente no Arouca Barra Clube,
  • 2006 – com Tony Mouzayek e a Banda Oriente no Salão Nobre do Clube Sírio e Libanês,
  • 2008 – com Sami Khouri Bordokan (voz e alaúde), Wiliam (darbak) e Cláudio Kairouz (Kanun), Alfa
  • 2009 – com o tecladista Issa e Christiano Markes no darbak, Condomínio Golden Green,
  • 2012 – com Tony Mouzayek  e a Banda Mouzayek no Arouca Barra Clube.

 

Além de seu trabalho coreográfico e da improvisação desenvolvida com a música ao vivo, começa a trabalhar, desde  sua primeira ida ao Festival do Cairo, a montagem  das coreografias dos grandes mestres da dança oriental.  Deste trabalho já nasceram 3 shows:

  • 2011 –  Tributo aos meus Mestres, no Teatro Ipanema com coreografias de Mahmoud Reda, Yousry Sharif,  Nagwa Fuad, Tito Seif, Randa Kamel, Amani, Aida Nour, Raqia Hassan, Ahmed el Sewassy, Ashraf Mahdy, Gaby Shiba, Jillina e Saida,
  • 2012 – Do Líbano ao Rio de Janeiro, no Teatro Max Nunes. Show com o Grupo Gaia e as coreografias de folclore do bailarino e coreógrafo libanês Gaby Shiba, tendo como convidadas Jane Freitas, Elka Rodrigues e Radisa Khalif.
  • 2015 – Encontro do Folclore Libanês/mestre Gaby Shiba e do Folclore Egípcio/mestre Ibrahim Abd Elmaksoud – Marcia Gaia e Grupo Gaia  com participação de Claudia Moppe e Jane Freitas.

Ministra workshops no Centro de Danças Ancestrais Gaia e em vários outros locais. Em 2007 e 2008 participa como professora do Curso Livre de Aperfeiçoamento Profissional em Dança do Ventre, produzido por Cristiane Pimenta; é professora das diversas edições do Congresso de Dança do Ventre do Rio de Janeiro, produzido por Elka Rodrigues; e já deu oficinas em diversos estúdios. Para enriquecer o aprendizado de suas alunas, promove oficinas e workshops com bailarinas e músicos convidados no Centro de Danças Ancestrais Gaia.
Paralelo ao trabalho com o grupo realiza shows sólo, tais como:

  • 1996 – prepara o grupo infantil do Colégio Veiga de Almeida em sua festa de final de ano,
  • 1997 – realiza o mesmo trabalho na Gincana Cultural do Colégio Anglo-Americano,
  • 2001 – show com o cantor Adib Name e as bailarinas Radisa e Amanda  em Nova Iguaçu,
  • 2001 – Espaço Arpoador com Shahar (KK/SP), Banda Laialina/SP, produção Cia. Yahliw,
  • 2002 – Noite Daszarabias com Sara Caldas, Rana e Dunia (KK/SP), produção Chris Ribeiro,
  • 2003 – Show no restaurante Al Sarai com Marcelle e Zur Yazbek (KK/SP), produção Chris Ribeiro
  • 2005 – Piano Bar do Clube Sírio e Libanês, produção Débora Gross, com Carlla Silveira e outras,
  • 2006 – Piano Bar do Clube Sírio e Libanês, produção Yasmim Anukti com várias bailarinas,
  • 2006 – Show Final do 1º Congresso de Dança do Ventre do RJ, produção Elka Rodrigues,
  • 2008 – Show produzido por Christiano Markes no Tijuca Tênis Clube com várias bailarinas,
  • 2008 – Show Raízes, produção Cristiane Pimenta no Grajaú Country Clube,
  • 2009 – Show  produzido  por Christiano Markes e Telassim  na Casa do Minho,
  • 2010 – 1º Festival de Dança Oriental  Cláudia Moppe no Tijuca Tênis Clube,
  • 2011 – Festival Laiele El Shark no Clube América, produção Christiano Markes,
  • 2011 – Madrinha do 5º Festival Hórus de Shaira Sayaad no Clube América,
  • 2012 – Madrinha do Festival Miss Bellydance de Cláudia Moppe na Casa da Vila da Feira,
  • 2013 – Habaib Festival Brasil, produção Khaled Emam no Tijuca Tênis Clube,
  • 2013 – Festival Luna Shams, produção Christiano Markes na Casa da Vila da Feira,
  • 2014 – Festival Amaren, produção Khaled Emam na Casa de Espanha,
  • 2014 – Festa do Folclore, produção Christiano Markes na Liga Libanesa,
  • 2014 – Festival Memphis, produção Samra Sanches, Salomé e Nair.
Em maio de 2001 é procurada pela atriz Carla Díaz (a Khadija da novela O Clone), para desenvolver sua preparação em dança do ventre, dando aulas e orientações durante toda a novela. Em 2002 é convidada pela coreógrafa responsável da novela, Cláudia Cenci  a participar de diversas gravações com seu grupo de dança, foram 7 participações, levando 20 bailarinas de seu grupo e um sólo seu. O trabalho de dança com a atriz Carla Díaz continuou, se apresentando juntas em vários eventos como Mabruk 2003, Villa-Riso, Noite Árabe no Arouca Barra Clube e até no aniversário de 15 anos dela no Clube Riviera. Do elenco da novela também deu aulas para Adressa Koetz, e ambas participaram do show Baraka no Teatro Ipanema.

Em 2003 é convidada a se apresentar na Noite de Gala do 1º Festival Internacional de Dança do Ventre do Rio de Janeiro, o Mabruk, produzido por Débora Gross, ao lado de Gisele Bomentre, Nájua e Joelma/SP, Sarat e Daniel da Argentina, Maja dos EUA e outras bailarinas. Nesta noite recebe homenagens como uma das pioneiras no ensino e divulgação desta arte no Rio de Janeiro, bem como tem seu trabalho divulgado e reconhecido internacionalmente. No Mabruk 2005 se apresenta na Noite de Gala, em sólo e grupo, ao lado da bailarina libanesa Amani, Maja dos EUA, Romina ,Aracely e Samir da Argentina, Joelma e Mahaila de São Paulo, Themis e Jade de Brasília e outros grupos do Rio de Janeiro.

Em 2009 recebe o coreógrafo e bailarino libanês Gaby Shiba para workshops na academia,  e com ele se apresenta em vários festivais. Oportunidade de dançar coreografias originais de Gaby Shiba inclusive com seus figurinos, nos estilos beduíno e andaluz.

Em 2012 estabelece uma parceria com Gaby Shiba que volta ao Brasil para dar 1 ano de aulas no Centro de Danças Ancestrais Gaia. Desenvolve um trabalho com os vários estilos do folclore libanês, culminando com o show Do Líbano ao Rio de Janeiro, todo com coreografias de Gaby Shiba e seus figurinos. Em 2015 retoma esta parceria de aulas com novas montagens.

Tendo seu trabalho reconhecido e respeitado, é convidada por Samra Sanches a integrar a banca examinadora da prova de dança do ventre do Sindicato dos Profissionais de Dança do Rio de Janeiro na prova de 2004.

Participa do júri de diversos concursos, tais como: Mercado Persa/RJ 03 e 04, Festival Shaira Syaad 06, Lúmina-Qamar 05 e 06, Hórus Festival 09 e 2011, Miss Belly Dance 2011, Rio Orient Festival 2010 e 2012, Memphis Festival 2013 e 2014.

Durante o ano de 2008 é convidada pelo jornalista Edézio Paz a apresentar o programa Rio Oriente sobre dança do ventre na Rádio JD, do Jornal da Dança na internet, juntamente com Samra Sanches.

Em janeiro de 2011 é convidada a apresentar e atuar como  diretora de conteúdo do Programa Mundo Árabe, produzido e transmitido pela TV Cidade de Petrópolis/RJ. Foram produzidos 36 programas dirigidos às bailarinas, apreciadores da cultura árabe e à colônia árabe; com quadros fixos de língua árabe com Name Hana, culinária e dança, este sob sua responsabilidade.

Para divulgar a dança, informar sobre as grandes bailarinas, os cantores, adereços utilizados, bem como sua origem e história, tem ministrado palestras na academia e em eventos culturais, abertos ao público interessado nesta arte.

Em 1994 viajou ao Egito e Turquia, com suas diferenças de estilo na dança oriental, músicas e até nos trajes. Em 1994 visitou Israel e a Palestina, chegando até a Grécia, onde tem um estilo próprio de dança oriental.

Em 2002 foi à Tunísia, e em 2006 ao Marrocos, conhecendo a diversidade de danças do folclore de cada região.

Em 2009 fez uma grande viagem conhecendo Dubai e a Jordânia, com sua forte população beduína, além da Síria e Líbano, com sua riqueza cultural e musical. Oportunidades de conhecer a cultura e história destes lugares, bem como assistir a genuína dança oriental e folclórica, enriquecendo ainda mais o seu trabalho.

Em junho de 2010 volta ao Egito para o Nile Group Festival onde teve diversas aulas, inclusive com a grande bailarina Nagwa Fuad. Convidada pelo bailarino e coreógrafo libanês Gaby Shiba, dança com ele um número no estilo beduíno e faz um sólo de flamenco/árabe em  seu show. No Egito, assiste aos shows da grande bailarina egípcia Randa Kamel e da brasileira Soraia Zaied. Esteve também no Festival Ahlan Wa Sahlan, onde assistiu o show de abertura com participação da bailarina egípcia Dina.

Em abril de 2012 volta ao Egito com seu grupo para o Nile Group Festival, onde teve diversas aulas e se apresentou em sólo com banda ao vivo, e com seu grupo numa coreografia sua.

Em junho de 2013 vai mais uma vez ao Nile Group Festival para mais aulas e apresentações. Oportunidade de conhecer o Egito, seu interior, a região da Núbia e também a cidade de Alexandria, e suas danças folclóricas regionais.

Em junho de 2014 participa do Amani Oriental Festival que pela primeira vez acontece na Espanha, oportunidade de conhecer mais o estilo libanês. Dançou no show com o Grupo Gaia uma coreografia sua e outra de Gaby Shiba no Teatro do Conservatório de Dança de Sevilla.

Em 2014 volta ao Festival Ahlan Wa Sahlan no Cairo/Egito, onde tem diversas aulas e se apresenta com a banda  num improviso de baladi com solo tabla.